Como viver após uma anafilaxia

Se você ou alguém de sua família já passou por uma crise anafilática, não deixe de procurar um alergista. Ele (a) é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do que ocorreu e todos os exames e testes necessários para esclarecimento do caso.

Na maioria das situações, é indispensável que o(a) paciente ou seu responsável carregue consigo adrenalina autoinjetável. A adrenalina é a medicação


mais importante em uma crise anafilática e como esse tipo de reação pode ser muito rápida, não se pode perder nenhum minuto. Por isso, a adrenalina tem de estar disponível antes mesmo de se chegar ao hospital.

Infelizmente, no Brasil não dispomos ainda desse tipo de medicação e ela deve ser importada. Seu médico poderá lhe orientar como obtê-la.

Além da adrenalina, a pessoa que sofreu uma crise de anafilaxia deve ser orientada a como evitar a próxima. Alergia alimentar exige um grande cuidado com tudo o que se vai comer. Deve-se ler atentamente os rótulos e procurar termos semelhantes que podem encobrir um alimento causador do problema; os mesmos cuidados devem ser orientados para quem tem alergia por medicamentos, já que alguns nomes comerciais representam misturas de muitas medicações que necessitam ser “decifradas”. Alergia por venenos podem muitas vezes ser tratadas com vacinas.

Resumindo: a avaliação pós anafilaxia irá definir as estratégias para se evitar novas crises!

Figura 1: Teste cutâneo de hipersensibilidade imediata (prick teste)
Figura 2: Positividade a leite